falecom@tafdistribuidora.com.br
+ 55 48 2106-5000

Blog

Os componentes e objetivos de um sistema de logí­stica

  • Postado em 27 de setembro de 2015

Para cumprir nossa função como empresa atacadista de excelência, trabalhamos no intuito de aperfeiçoar nosso sistema de logística.

Logística é um dos processos para o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O processo está dividido em dois tipos de atividades:

Primárias ou básicas – Envolvem as etapas fundamentais: Manutenção de estoques, processamento de pedidos e entrega do material encomendado, e a elas estão relacionados fatores como redução de custos e maximização do nível de serviços.

Atividades de apoio – São assim denominadas pois prestam suporte às atividades primárias, com o intuito de satisfazer e manter clientes. Ex: Armazenagem, manuseio de materiais, embalagem, suprimentos, planejamento e sistemas de informação.

O objetivo primordial da logística empresarial pode ser resumido como, a entrega dos produtos ou serviços ao comprador potencial, no local, no tempo e momento corretos, ao menor custo possível e nas condiçíµes pré-determinadas.

A Sociedade Internacional de Logística (SOLE) separou as finalidades da logística em 8 Rs:

Right Material – materiais justos
Right Quantity – na quantidade justa
Right Quality – de qualidade justa
Right Place – no lugar justo
Right Time – no tempo justo
Right Method – com método justo
Right Cost – segundo custo justo
Right Impression – com uma boa impressão
Sem um correto sistema logístico, seria impraticável a entrega de matérias-primas e, consequentemente, não seria possível atender as necessidades dos clientes em produtos e serviços.

Através da logística é possível assegurar a satisfação do cliente ao longo do tempo, em cadeia desde os fornecedores, transportes, distribuidores, varejista e clientes, incluindo fluxo de materiais, recuperação e reciclagem, fluxo de informação, financeiro e até recursos humanos.

A TAF Distribuidora conta com experiência no mercado, estrutura organizada, tecnologia de ponta e localização privilegiada para que a distribuição de nossos produtos cumpram todos os pré-requisitos de um sistema de logística de qualidade.